domingo, 13 de maio de 2012

Arqueiro encurralado


O objetivo desse exercício – final do módulo de desenho básico – foi criar um personagem que fizesse parte de um "universo" medieval e em seguida, desenhar uma composição com esse personagem que ajudasse a expressar um pouco de sua personalidade, a ser definida livremente.


Pensei, então, em algumas características, a começar por sua personalidade, que defini como sendo meticuloso e cuidadoso. A partir daí considerei que, entre outros tipos de soldado, um arqueiro seria o mais adequado para essas características, por pressupor precisão em suas ações. A partir daí foram definidas outras características por meio de um brainstorm simples, uma neutra ( além destas duas primeiras ), duas positivas e duas negativas:

o Armadura leve
+ Não é tenso
+ Dedicado
- As vezes perde o tempo da ação
- Nível médio de experiência

A princípio tomei como referência para o rosto algumas imagens de águia, como forma de expressar seu potencial para a "boa mira". Em seguida comecei a trabalhar em suas proporções. Desejei uma forma menos atlética, mais "ágil", um ectomorfo. Tentei usar proporções mais altas e mais baixas, mas a escolha final foi por 7 e 1/2 cabeças.

A partir daí, fiz uma breve pesquisa sobre arqueirismo, para estabelecer bases para definição de roupas, acessórios e ambientação. Rapidamente encontrei a informação de que arqueiros foram muito usados pela Inglaterra no século XIV e que o domínio do arco e flecha exigia anos de treinamento, o que ampliou de caracterizar o personagem como tento nivel médio de experiência.

Busquei então imagens de referência de arqueiros, em especial arqueiros ingleses. Nesse momento, parti para pensar na composição. Aqui já começava a preferir não tratá-lo como parte de um exército, mas um "cidadão comum", um ex-soldado talvez, pela sua habilidade com arco e flecha.

Pensei então no ambiente de uma floresta, caçando, quando é surpreendido por algum animal e, por sua demora para preparar o arco e atirar, erra o alvo e precisa recorrer a sua espada. A princípio pensei em um urso, mas o seu peso não ajudaria muito para uma composição extremamente dinâmica.

Fiz, então uma pesquisa sobre paisagem e geografia inglesas, além de sua fauna, em especial. Descobri que lá há um limitado número de espécies. Minhas escolhas eram, basicamente um urso pardo ou um lobo cincento. Ainda assim, considerando que na Idade Média existissem mais.

Por fim pesquisando referências de flora, foquei em florestas e acabei por conhecer virtualmente Puzzlewood. Um bosque localizado na Floresta de Dean, uma das mais da Inglaterra, que dizem ter servido de inspiração para a Terra Média de Tolkien. Um prato cheio para o trabalho!

Eis, então, imagens do processo:


Estudando rosto
Estudando rosto, águia foi usada como referência.

Estudando proporção
Estudando proporção
Estudando proporção

Estudando roupas e acessórios
Estudando roupas e acessórios

Estudando proporção do arco e composição
Estudando proporção do arco e composição

Estudo final de composição
Estudo final de composição

Nenhum comentário:

Postar um comentário