domingo, 24 de março de 2013

Ora et Labora - O início

Painel Conceitual


Painel de Conteúdo


Painel de Estilo

Inspirado pelo capítulo XXII do livro de São Gregório Magno sobre a vida de São Bento de Núrsia ( seu "Segundo Livro dos Diálogos" ), em que é narrado um evento em que este santo homem envia monges para construírem e constituírem um mosteiro em Terracina, cidade litorânea da Itália, e comunica todas as orientações para construção ao abade e ao prior que havia nomeado por meio de um sonho. A princípio eles não acreditam que fossem realmente as indicações que estavam esperando mas, após voltarem e questionarem a ausência de São Bento, que havia dito que iria para instrui-los, descobrem que ele de fato esteve com eles e os falou tudo o que precisavam saber, deixando-os muito admirados.


Este é o contexto sobre o qual será construído meu projeto final do curso Warpzone, "Ora et Labora".


Entre cinco mecânicas disponíveis, escolhi o Sokoban, tendo como referência de seu funcionamento o jogo Psychoban, e seu objetivo, portanto, é mover objetos pelo cenário até determinado ponto para que sejam abertos os portais para os próximos níveis. O jogador controlará um monge que receberá as orientações transmitidas pelo abade e o prior.


A partir do desenvolvimento das idéias apresentadas na história, foi definido termos chave como conceito para a arte do jogo:

  • Terracina: referência de ambientação
  • Sonho/Espiritual: meio por onde se recebem as orientações
  • Hierarquia: outro meio pelo qual são recebidas as orientações
  • Maravilhamento/Grandiosidade: sentimentos que envolvem o "ambiente de trabalho"
Como referência de estilo, tomei como ponto de partida os ícones bizantinos, por serem uma importante expressão artística da época em que viveu São Bento ( séc. IV ). Busquei então outros estilos atuais que se assemelhassem de alguma forma aos ícones para encontrar um meio termo entre passado e presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário